Cientistas apostam na criação de modelos de inteligência artificial (IA) como chave para a solução médica no combate à pandemia de COVID-19

18082020 FOTO DENTRO MATERIA UERJ COVID IA 01

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e liderado por Karla Tereza Figueiredo Leite, pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o grupo planeja organizar um Big Data – grande sistema de armazenamento e análise de informações – constituído por dados extraídos de exames laboratoriais, imagens bi ou tridimensionais e informações de prontuários médicos. Esse material é necessário para se criar, em conjunto, modelos de IA que permitam fazer o diagnóstico e o prognóstico de pacientes com a doença.

A pesquisa, ainda em fase inicial, será feita por professores e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Telessaúde e Telemedicina e de Ciências da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME), ambos da UERJ. A reunião de cientistas de múltiplas áreas com profissionais de saúde vai permitir tabular, classificar e avaliar, no mínimo, dados de cinco mil pacientes que já passaram pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, ligado à UERJ. “Queremos formar um grande time de cientistas para usar toda a capacidade que a inteligência artificial nos oferece para obter resultados próximos a 90% no diagnóstico e no desfecho desta doença”, destaca Karla Leite.

A iniciativa será trabalhada pela equipe da pós-graduação em Telessaúde e Telemedicina nos próximos  três anos. Neste período, pretendem encontrar o modelo cibernético inteligente de extração e processamento de dados, coletados em diversas fontes, para alcançar a máxima precisão na avaliação dos novos pacientes. Os pesquisadores acreditam ainda que o trabalho abrirá portas, inclusive, para o desenvolvimento futuro de sistemas de inteligência artificial que ajudem no diagnóstico e no prognóstico de outras doenças como o câncer e a tuberculose endêmica.

“Estamos todos empolgados com esta oportunidade propiciada pela CAPES pois sabemos o quanto um sistema autônomo e remoto de telemedicina poderá ser útil para toda a população das cidades do interior do Brasil, carentes em sistemas de saúde mais avançados”, observa Karla Leite Figueiredo. A utilidade prática deste modelo, frisa, poderá ajudar a salvar milhares de vidas em todo o país, não apenas por colaborar como o diagnóstico no tratamento da doença, mas também ajudando equipes médicas na identificação dos danos causados pela COVID-19 em cada paciente: “Queremos alcançar um modelo que tenha a capacidade de dizer o que a pessoa tem e o porquê dela ter aquela doença”.

Durante a pesquisa, todos os dados oferecidos pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto à equipe de cientistas estarão sob anonimato total, inclusive sem o dado sobre a sobrevivência ou morte dos pacientes. Para garantir que os resultados sejam cientificamente válidos e que nenhuma etapa do trabalho cause dúvidas ou questionamentos profissionais, os pesquisadores envolvidos já submeteram a pesquisa à Plataforma Brasil, com parecer fundamentado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UERJ, aprovado na última sexta-feira.

Programa Combate a Epidemias
A pesquisa empreendida pela UERJ faz parte de um conjunto de ações ativado pela CAPES para apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos de alto nível para enfrentar a pandemia da COVID-19 e temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do País. O Programa está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de recursos humanos foram selecionados, com o envolvimento de mais de 1.300 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. Os projetos vão estudar temas relacionados a Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos.

Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes dos três editais:
– CAPES – Epidemias – Edital nº 09/2020
– CAPES – Fármacos e Imunologia – Edital nº 11/2020
– CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos – Edital nº 12/2020

Confira o resultado final do Edital nº 09/2020
Confira o resultado final do Edital nº 11/2020
Confira o resultado final do Edital nº 12/2020

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES