A missão da Policlínica Piquet Carneiro (PPC) é prestar serviços de saúde à população, através do ensino, da pesquisa e da extensão, gerando ações e criando um campo adequado ao desenvolvimento de modelos inovadores. E na sexta-feira, dia 05/07/19, um evento comprovou a fidelidade a esta missão. Estamos falando da apresentação do projeto “Pro Fut Down”, realizada no auditório do Centro de Estudos da PPC.

A iniciativa – uma parceria entre o Núcleo Odontológico de Radiologia e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais e o Instituto de Educação Física e Desportos/UERJ  – tem o objetivo de oferecer às crianças e adolescentes, portadores da Síndrome de Down, atendidos no Núcleo Odontológico de Radiologia e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, o acompanhamento físico e atividades relacionadas ao futebol, a fim de minimizar o sedentarismo, auxiliar na criação de hábitos saudáveis, combater fatores precursores de doenças crônicas, cardiovasculares, obesidade, além da importante promoção de inclusão social.

Estiveram presentes ao evento, a Vice-reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Profª. Drª. Maria Georgina Muniz Washington, a Subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Profª. Drª. Maria Isabel de Castro de Souza, a Subsecretária Executiva da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), a Prof.ª. Dr.ª Maria Thereza Lopes de Azevedo, o Diretor do Centro Biomédico, Prof. Mario Sérgio Carneiro, a Vice-diretora da Policlínica Piquet Carneiro, Profª. Elizabeth Bittencourt, o Diretor Geral da Policlínica Piquet Carneiro, Prof. Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto, o vice-diretor do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ, Prof. Flávio Chame, o Coordenador do Núcleo Odontológico de Radiologia e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, o Prof. Marcelo Daniel Brito Faria, a Coordenadora da Odontologia, Dra. Luciana Freitas Bastos, e o Coordenador do Laboratório de Fisiopatologia do Exercício (LAFE) da UERJ, Prof. Dr. Gustavo Casimiro Lopes, além de outros professores e servidores da Universidade.

Compromisso com a inovação

As respectivas falas, em uníssono, ressaltaram o valor daquela iniciativa, ali apresentada, e os muitos benefícios gerados à população assistida. O Diretor Geral da PPC, Prof. Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto, reiterou que o compartilhamento de saberes, as trocas de expertise e o elo construído entre a Faculdade de Odontologia e a Faculdade de Educação Física reforçam o conceito da Universidade de desenvolver sempre modelos de inovação na assistência, ensino e extensão, com este projeto, especificamente, propiciando muitos benefícios aos pacientes com Síndrome de Down.

O Diretor do Centro Biomédico, Prof. Mario Sérgio Carneiro, ressaltou sua satisfação e o impacto positivo ao constatar, hoje, muitos dos professores da UERJ ocupando cargos importantes em órgãos governamentais. “Que venham muitos outros projetos como esse”, concluiu sua fala.

No encerramento da apresentação, a Vice-reitora da UERJ, a Profª. Drª. Maria Georgina Muniz Washington, em nome da instituição, agradeceu a todos os professores, coordenadores e servidores da UERJ, os muitos esforços, a dedicação e o amor à Universidade – o que reverbera muito positivamente à população fluminense.

Por Felipe Jannuzzi

Jornalista do CAPCS-UERJ