Em maio, houve uma série de atividades em celebração aos 52 anos da Policlínica Piquet Carneiro (PPC).
Como parte da programação, no dia 24/05/2019, o Prof. Dr. Denizar Vianna Araújo, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde realizou a palestra – Políticas Públicas de Saúde Baseadas em Evidências Científicas. Neste mesmo dia, houve também a inauguração oficial do Centro de Apoio à Pesquisa no Complexo de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPCS-UERJ), que possui sua sede na Policlínica.
Outras autoridades estiveram presentes ao evento, a citar, compondo a mesa, a Sub-Reitora da SR1 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Profª. Tania Carvalho Netto; a Diretora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, Profª. Eliete Bouskela; a Profª. Maria Isabel de Castro Souza, Subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e, Inovação – SECTI/RJ; a Dra. Lidia Zimbardi, representando a Secretária Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro – SMS/RJ, Dra. Ana Beatriz Busch; o Prof. Mário Carneiro, Diretor do Centro Biomédico – CBio/UERJ; o Prof. Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto, Diretor da Policlínica Piquet Carneiro; o Dr. Haroldo Coelho, representando a Direção do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), além de outros coordenadores e chefes de serviço no Complexo de Saúde da UERJ presentes na audiência da palestra, no auditório de Centro de Estudos da Policlínica Piquet Carneiro.
Valorização da pesquisa
O Prof. Dr. Denizar de Vianna, destacou, em sua palestra, que há necessidade de viabilizarmos ações e concebermos sempre um trabalho em valorização às pesquisas, e que estas tragam efetividade, legados e resultados junto à sociedade e à população; ressaltando que o momento é de esquecer-se as vaidades e movimentar-se uma dinâmica tendo por base a troca de experiências, o compartilhamento de saberes e a colaboração mútua em face do bem comum.
Na sequência do evento, com as respectivas falas das demais autoridades, houve registro de unanimidade em destacar-se a qualidade e excelência no atendimento prestado à população pela Policlínica Piquet Carneiro e, ainda, a relevância do fato de também estar sendo, ali naquele momento, inaugurado o Centro de Apoio à Pesquisa no Complexo de Saúde da UERJ, com sua missão de valorização da pesquisa e apoio ao pesquisador, somando esforços e perseverando em meio a um cenário de tantas dificuldades.
Uma nova era
A seguir, a coordenadora do CAPCS-UERJ, Dra. Isabel Bouzas, convidou a todos para um coquetel, na sede do CAPCS-UERJ, sendo então inaugurado oficialmente este Centro. Reforçou aos presentes a missão do CAPCS-UERJ em articular, apoiar e facilitar a comunicação e integração dos pesquisadores do Complexo de Saúde da UERJ com todas as Unidades da Universidade, e com parcerias externas também, visando aprimorar a qualidade da pesquisa e aumentar a sua capacidade de desenvolvimento.
Finalizando sua fala, a coordenadora do CAPCS-UERJ, Dra. Isabel Bouzas, chamando junto a si a Profª. Marinilza Bruno, Diretora do Departamento de Inovação da Universidade (InovUERJ), apresentou aos presentes já um dos produtos resultantes de parcerias com este conceito de valorização da pesquisa: o Livro “Inovação em Saúde: Uma Nova Era”, que reuniu profissionais para pensar, discutir e escrever sobre propostas de solução para os tempos atuais, refletindo sobre as evoluções nos campos da tecnologia e saúde, somando novos conhecimento, perspectivas e olhares.
Por Felipe Jannuzzi
Jornalista do CAPCS-UERJ