O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) realizou, nos dias 5 e 6 de novembro, o I Simpósio de Diagnóstico, Tratamento e Acesso em Câncer de Pulmão. O evento discutiu custos, desafios e novas tecnologias no tratamento da doença. Durante dois dias, os participantes compartilharam experiências da linha de cuidado dos pacientes com câncer de pulmão do HUPE e os avanços tecnológicos relacionados ao diagnóstico e tratamento, a aplicabilidade e a experiência dos novos métodos no contexto nacional. Além disso, foram apresentados procedimentos ao vivo, como cirurgia robótica, ecobroncoscopia, ecoendoscopia e criobiopsia.

“Vivemos uma revolução no diagnóstico e tratamento dessa doença altamente letal, com resultados já identificáveis no prolongamento da sobrevida e da qualidade de vida de subgrupos de pacientes. A base para esse avanço é tecnológica”, disse uma das organizadoras do evento, a oncologista Tatiane Montella. A coordenação do simpósio foi dividida com os médicos Carlos Eduardo Lima (cirurgião torácico) e Leonardo Palermo (pneumologista). “É um grande marco para a história do HUPE e da UERJ”, finalizou Montella.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Leonardo Rodrigues, esteve presente e foi responsável por abrir a mesa de honra do simpósio. Também participaram do evento médicos e diretores do HUPE. O professor Ruy Garcia Marques, reitor e professor da Faculdade de Ciências Médicas, participou da mesa de abertura, dando boas-vindas aos participantes.


Fonte: Diretoria de Comunicação da UERJ