Além das consultas, avaliações de diagnóstico e prescrições serão feitas por meio do aplicativo gratuito Teleassistência Uerj ou pelo site do programa, obedecendo aos critérios clínicos e com a devida concordância do paciente. São 24 especialistas, que atenderão remotamente a partir de uma sala equipada no Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid da unidade, com acesso à rede e multimídia. Cada profissional utilizará duas telas, uma para manter contato com o paciente por meio de vídeo e outra para visualização e preenchimento do prontuário.
O Centro de Teleconsulta deve prestar até 12 mil atendimentos por mês na primeira fase, que é dedicada exclusivamente aos pacientes já assistidos no Hupe. O objetivo é promover o treinamento desses usuários para o uso da ferramenta.
Inovação e acesso à saúde
A professora Alexandra Monteiro, vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas e coordenadora do programa de extensão Telessaúde Uerj e do Hupe Digital, ressaltou que os servidores da Universidade acumularam vasta experiência nas últimas décadas. “Em 2023, faz 20 anos que atuamos nessa área, fazendo interconsulta, segunda opinião profissional, de médico para médico, de enfermeiro para enfermeiro; e na teleconsultoria (discussão de um caso complexo multiprofissional) e no telediagnóstico (laudo a distância). O setor de Radiologia do Hupe, por exemplo, já emitiu laudos para as UPAs do estado. Por conta dessa trajetória, estamos prontos para fazer mais esta entrega à sociedade”, assegurou.
Durante a cerimônia, o reitor Mario Carneiro destacou a atualidade e a relevância da iniciativa para o público em geral. “O novo serviço é mais uma prova da pujança do Hospital e da Universidade, cuja missão é sempre atender às demandas da sociedade. Como as tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas, devemos aprender a utilizá-las também na área da saúde, melhorando continuamente o atendimento prestado aos pacientes”, afirmou.
O secretário estadual de Saúde, Doutor Luizinho, apontou o pioneirismo da Uerj em levar a telemedicina aos usuários da rede pública. “Depois de salvar milhares de pessoas durante a pandemia da Covid-19, agora o Hupe investe em inovação ao lançar o Centro de Teleconsultas, que é praticamente um novo hospital para a população do Rio de Janeiro”, comentou.
A expectativa é de que a experiência do Hupe Digital possa ser replicada em outras unidades da rede. Segundo o secretário, além da informatização dos processos, os sistemas de saúde enfrentam muitos desafios, como o crescimento da população idosa e a necessidade de fortalecer os serviços multidisciplinares e de alta complexidade.
Nesse sentido, a implementação do programa de teleconsultas da Uerj visa reduzir as filas, acelerar o atendimento e evitar grandes deslocamentos, ampliando o acesso aos serviços clínicos e hospitalares, como ressaltou o diretor do Hupe, professor Ronaldo Damião. “Estamos muito honrados, não só por ser o primeiro serviço público de telessaúde, mas principalmente porque nós vamos desospitalizar os pacientes. Vamos tratar grande parte deles com orientação online, de forma que quem realmente está precisando poderá vir e ser atendido no hospital com mais rapidez”, explicou.
Confira a reportagem da TV Uerj: