O tabagismo é uma questão de saúde que envolve a todos. Com esta percepção e objetivando, por meio de um compartilhamento de saberes, o fortalecimento na qualidade da informação, foi realizado, na terça-feira, 06/08/2019, o WorkshopRedução de danos do tabaco no Brasil: o papel dos cigarros eletrônicos? -, no Anfiteatro do Centro de Estudos da Policlínica Piquet Carneiro (PPC).

A organização do evento ficou a cargo do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) e da equipe do Centro de Apoio ao Pesquisador no Complexo de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPCS-UERJ).

Diversos pesquisadores participaram, reunindo diferentes pontos de vista e perspectivas, consubstanciando ideias e fortalecendo a necessária reflexão sobre o tema. O Prof. Dr. Luis Cristóvão de Moraes Sobrino Porto, Diretor da PPC e o Prof. Dr. Mario Fritsch Toros Neves, Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM-UERJ), fizeram a abertura do evento.

As palestras transcorreram com a Dra. Luciana Bahia, Pesquisadora do IATS [e que atuou como mediadora do evento]; com o Prof. Cid Manso de Mello Viana, Professor Associado do Departamento de Medicina Social da UERJ; a Profa. Dra. Liz Maria de Almeida, Gerente da Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto Nacional de Câncer – INCA; a convidada internacional, Ms. Lousie Ross, Leicester Stop Smoking Service, do Reino Unido; a Profª. Gisele Birman Tonietto, Professora no Departamento de Química e Gerente da Central Analítica Pe. Leopoldo Hainberg, PUC/RJ; a Profª. Dra. Arise Galil, Professora de Clínica Médica da Universidade de Juiz de Fora; o Prof. Dr. Rodolfo Fred Bersin, Professor de Pneumologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; a Enf.ª Michele Rosa, pós-doutoranda UERJ e pesquisadora do IATS; além do Dr. Leonardo Henriques Portes, fisioterapeuta, Doutor em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, que apresentou ao público o Projeto PPC Livre do Tabaco, que vem sendo realizado na Policlínica. Outros pesquisadores e profissionais de saúde do Complexo de Saúde da UERJ, do INCA, além de outras instituições, estiveram presentes na plateia.

Ampliação do olhar sobre o tema

As palestras evidenciaram a necessidade de cautela no uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos, logo, a temática, por ainda ser cercada de certo desencontro quanto a potencialidades e riscos, requerendo geração de mais pesquisas e dados para melhor compreensão.

Todos destacaram ainda a necessidade de manter-se um olhar aguçado acerca das especificidades no cuidado – avaliação, aconselhamento, preparação e acompanhamento – ao paciente tabagista; com as ações sempre no sentido de perceber a complexidade que é a dependência química e as vulnerabilidades advindas do uso do tabaco, os efeitos hemodinâmicos, o grau de dependência, as orientações sistemáticas.

Sobre eficácia e a possível regulamentação dos DEFs no Brasil, os pesquisadores afirmaram que proposições só terão validade e poderão ser apresentadas se houver mais estudos e um melhor entendimento sobre diferentes ciclos e probabilidades dos estados de uso do tabaco, com construção de novos e seguros parâmetros, que, conforme ressaltado por todos, não virão sem uma evolução nas discussões, com robustez e ampliação nas pesquisas.

No encerramento do evento, a mediadora do Workshop, Dra. Luciana Bahia, reforçou a necessidade de ampliação de olhar sobre o tema, e agradeceu o compartilhamento de informações e pontos de vista dentre todos ali presentes, enfatizando que a educação de profissionais de saúde é sempre o melhor investimento.

Por Felipe Jannuzzi
Jornalista do CAPCS-UERJ