Diretoria de Comunicação da UERJ

A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, liderada pelo médico e cientista John Ioannidis. Ao todo, 161.441 pesquisadores de várias nacionalidades foram listados, sendo 853 brasileiros. Os cientistas foram divididos em 22 áreas e 176 subáreas. Dois rankings foram produzidos: um reunindo os mais citados no ano de 2019 e outro com os mais citados ao longo da carreira. A metodologia para classificação leva em conta o número de artigos publicados, citações, autocitações, índice de coautoria e contribuições diversas.

Para o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj, Luís Antônio Campinho Pereira da Mota, é uma enorme alegria encerrar um ano tão difícil com essa excelente notícia. “É com muita satisfação que vemos professores e professoras de nossa Universidade na lista dos cientistas mais influentes no mundo. No ano em que a Uerj completou sete décadas, este resultado tem sabor ainda mais especial. É uma realização atingirmos este grau de relevância, atrairmos e darmos condições de trabalho a pesquisadores deste calibre, ampliando a já consolidada tradição de pesquisa da nossa Universidade.”

 

Conheça os oito cientistas da Uerj e respectivas áreas mencionados no estudo:

 

Guilherme Werneck (Saúde Pública) – Departamento de Ciências Humanas e Saúde – Instituto de Medicina Social (IMS)

Nilson Antunes de Oliveira (Física Aplicada) – Departamento de Eletrônica Quântica – Instituto de Física Armando Dias Tavares

Leonor Gusmão (Medicina Forense) – Departamento de Ecologia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)

Carlos Mandarim de Lacerda (Nutrição) – Departamento de Anatomia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)

Carlos Frederico D. Rocha (Zoologia) – Departamento de Ecologia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)

Helena Godoy Bergallo (Zoologia) – Departamento de Ecologia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)

Rosely Sichieri (Nutrição & Dietética) – Departamento de Epidemiologia – Instituto de Medicina Social (IMS)

Francisco J. B. Sampaio (Urologia & Nefrologia) – Departamento de Anatomia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)