O exame é obrigatório e seu resultado faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior. A cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) define as grandes áreas a serem avaliadas pelo Enade, de modo que cada curso/habilitação seja convocado a participar de três em três anos. Em 2019, fizeram a prova 391.863 estudantes concluintes do ensino superior público e privado de todo o país.
Na opinião de Ricardo Fischer, diretor da Faculdade de Odontologia, a boa avaliação representa o reconhecimento da excelência da Uerj como um todo. “Passamos por uma fase complicada na época da crise do governo do Estado, mas mesmo assim seguimos em frente. Essa nota máxima representa isso: mostra o quanto nos dedicamos e amamos o que fazemos. Falo isso pela equipe de professores, funcionários e por nossos alunos, que também se esforçam muito.”
Já o curso de Engenharia Ambiental, recentemente criado na Universidade, é novato no Exame e já estreou com nota máxima. Para Júlio César da Silva, chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente, a notícia foi comemorada em dobro. “Ter a avaliação máxima já é uma maravilha e consegui-la na estreia, melhor ainda. Acima de tudo, é o reconhecimento de um trabalho sério e de muita qualidade. Somos Uerj com orgulho, sempre”.
No total, 16 cursos da Universidade foram avaliados: Educação Física; Odontologia; Medicina; Enfermagem; Nutrição; Engenharia da Computação (IPRJ/Nova Friburgo); Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Mecânica (IPRJ/Nova Friburgo); Engenharia Mecânica (FAT/Resende); Engenharia Química; Engenharia Química (FAT/Resende); Engenharia de Produção; Engenharia de Produção (FAT/Resende); e Engenharia Ambiental.
A professora Luciana Maldonado, diretora do Instituto de Nutrição, frisou o comprometimento dos estudantes. “Driblamos nossas eventuais limitações, como a crise do Estado que tanto afetou a Uerj, com muito esforço de nossos docentes, técnicos e o engajamento dos alunos, essencial para o sucesso na avaliação. Esta conquista é de todos.”
Além do destaque para as três notas máximas em Odontologia, Nutrição e Engenharia Ambiental, o desempenho geral da Uerj no Enade foi muito positivo, com metade dos cursos de graduação avaliados obtendo conceitos 4 e 5. Cinco cursos mantiveram o conceito 4: Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Medicina.
Um dado importante a ressaltar é o bom resultado das universidades públicas no Enade 2019. Apenas 6,3% dos cursos de graduação avaliados no país alcançaram conceito 5 e, entre eles, cerca de 80% pertencem a universidades públicas – como a Uerj, com seus três cursos merecedores da nota máxima.