A Revista Adolescência & Saúde, periódico científico oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NESA/UERJ), está celebrando 15 anos de trabalho. Trajetória construída com esforços positivos e envolvimento de muitos autores, pesquisadores, editores, revisores e leitores, que participaram desde a primeira publicação, trazendo artigos inovadores, originais, histórias, casos clínicos, atualizações, reflexões e novas perspectivas.

Firme no compromisso de promover a circulação e a divulgação dos conhecimentos e experiências dos profissionais que trabalham com a saúde dos adolescentes, em todos os seus aspectos, e que queiram contribuir para que estes tenham uma vida saudável, a Revista se fortaleceu e vem expandindo fronteiras.

Tomando por base somente o período do último ano (27/11/2017 a 27/11/2018), ressaltamos que o site da A&S foi acessado por 423.977 usuários, originários de 3.402 cidades, 147 países, em mais de seis continentes.

Para reflexão na área da saúde de adolescentes, conversamos com a editora científica da Revista A&S, Evelyn Eisenstein, médica e professora associada de pediatria e clinica de adolescentes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM-UERJ). Membro da Society for Adolescent Health and Medicine (SAHM), e do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Também coordenadora do SIG, Grupo de Interesse Especial em Saúde & Medicina de Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina, RUTE, e coordenadora da Rede ESSE Mundo Digital.

CAPCS – O que é a adolescência?

Evelyn Eisenstein – Antes de falarmos sobre qualquer tema que envolve a adolescência, acho profundamente necessário falar do adolescente em si, pois ele é o sujeito de direitos. Trabalho com a população de adolescentes. Quem é o adolescente? É um indivíduo em todos os seus direitos, numa fase importante de crescimento, desenvolvimento e maturação – cerebral, mental, emocional, social. O adolescente está dentro desse processo evolutivo. Está numa fase de transformações, a chamada fase da puberdade (aumento de peso, aumento de ganho de massa muscular, desenvolvimento sexual); mas, não podemos esquecer-nos que, paralelamente, também está havendo desenvolvimento mental e emocional. Os chamados fenômenos da puberdade e, nesta fase de intensas transformações, os adolescentes tornam-se um grupo social mais vulnerável, inclusive às influências dos contextos da mídia, do seu entorno social e da pressão dos grupos dos próprios adolescentes.

CAPCS – Há, portanto, uma construção biopsicossocial…

Evelyn Eisenstein – Sim, e no que tange à construção social, devemos lembrar que ela varia entre culturas, grupos sociais. Aí entra um importantíssimo viés: a comunicação. A maneira como as pessoas comunicam esse fenômeno. Varia entre as populações, varia entre as gerações…. Eu posso aqui te indagar: Como foi sua adolescência? E como foi a adolescência de seus pais? Certamente, você não vivenciou a adolescência deles, mas foi influenciado por questões ligadas à adolescência deles, concordando ou confrontando acerca de determinados valores.

CAPCS – Então, a adolescência é também um momento de ressonância de gerações anteriores em interface com experimentações e o contexto atual do adolescente…

Evelyn Eisenstein – É uma fase de mudanças e transformações significativas. Está sendo criada uma teia de vínculos com o ambiente que o cerca. E, nesse processo, são extremamente importantes o núcleo familiar e o núcleo de amigos. É importante para o adolescente estar no grupo de amigos. Definimos isso como pertencimento ao grupo, seja família, amigos, grupos religiosos, entre outros. Há diversos grupos, em sociedade, que exercem várias influências, positivas ou negativas, sobre o adolescente.

CAPCS – E, nesse contexto, então o que é saúde do adolescente?

Evelyn Eisenstein – Saúde do adolescente é um bem-estar – físico, mental, emocional -, é relaxar, é sentir-se bem, sentir-se acolhido, sempre construindo algo melhor. É prevenção. É cidadania. É estímulo com relação às potencialidades a serem desenvolvidas durante a fase da adolescência, que vai dos 10 aos 20 anos de idade, segunda década da vida, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).


* Entrevista e matéria por Felipe Jannuzzi. Jornalista, editor executivo da Revista Adolescência & Saúde.